Quem somos nós

Esse não é um projeto que envolve tradição ou história, não envolve tecnologias revolucionárias, não envolve marketing direcionado...

Por outro lado, envolve, convicção e paixão... 

O projeto Vinha Unna, nasceu da paixão que o vinho trouxe aos meus dias! O vinho faz isso... envolve, aproxima, encanta. 

Apareceu de mansinho nas conversas no meio da horta, entre incontáveis taças de vinhos, entre buscas incessantes por conhecimentos antigos, nas inquietações que eu tinha sobre os processos atuais de vinificação, na repetição de perguntas que nunca me eram respondidas, nas constatações sobre agricultura sem venenos... mas também nasceu dos meus valores, e do respeito e amor que eu e minha família sempre tivemos pela terra. 

Uma família super unida e que ama sua forma de viver...nosso chalézinho de madeira na mata, plantar e colher a maioria de nossos alimentos, sem maquinário, sem funcionários, venenos ou adubos químicos, só a boa e velha enxada, biodinâmica e nosso trabalho. 

Fazem alguns anos que essa paixão pelo vinho já não podia mais resumir - se em apenas bebê - lo, era preciso sentir cada fase do processo envolvendo nossos dias. E se me permitem usar esta expressão: "Tem sido mágico!" 

As vinificações experimentais iniciaram em 2009, mas somente a partir de 2014, é que começamos a mostrar nosso trabalho. O projeto sempre teve dois focos, viticultura limpa (orgânica e biodinâmica) e vinificação natural (sem aditivos químicos, nada se adiciona ao vinho, nada se retira).

E criar algo é realmente fantástico. É poder se expressar, se soltar, se reinventar, experimentar. É libertador. E isso só pode ser feito, quando o vinho expressa tudo isso a partir de um trabalho sério e focado.

E foi através de pequenas experiências, erros e acertos, que o projeto Vinha Unna nos preencheu, criou corpo, objetivos bem traçados, responsabilidade e compromisso com nosso ecossistema, nossa região, nossos clientes e principalmente com a nossa filha, que precisa do nosso exemplo para ter os mesmos valores no futuro. 

Seja bem vindo !

Marina Santos

Quem faz a Vinha Unna


Marina Santos

Viticultora e Vinhateira

Mãe da Leona, casada com o Israel.

Inquieta. Até chegar aqui sua vida foi pesquisar, aprender e se descobrir. Turismo, Enologia e Viticultura, Sommeliére, Pós em Viticultura, Agroecologia, Biodinâmica... 

Descobriu que ser vinhateira e viticultora, é aproveitar estes conhecimentos e usá-los de forma a preservar a forma natural de fazer as coisas. 

Aprendiz, aprendiz e aprendiz.


Israel Dedéa Santos

Agricultor e Cozinheiro

Pai da Leona, casado com a Marina

Cheira e prova tudo. Planta os alimentos, temperos, ervas, flores, brotos, e ajuda a cuidar das videiras. Faz comidas simples e deliciosas no seu pequeno bistrô de cozinha de fogo e sazonal orgânica "Champenoise Bistrô". Tudo isso com a ajuda da sua fiel escudeira a Dona Estela, sua mãe.